Aprenda a escolher o berço de bebê certo para suas necessidades

Durante os primeiros meses de vida, seu bebê passará até 20 horas por dia dormindo. É por isso é tão importante comprar um berço de bebê que seja confortável e seguro. Aliás, antes que você dê as boas-vindas ao seu bebê, você vai precisar adquirir os 4 grandes itens necessários para um bebê: assento de carro, berço, carrinho e cadeira alta.

Berço de bebê caro não é sinônimo de qualidade

Você não precisa do berço mais caro. A segurança é mais importante do que o design ou o preço do berço.
Dê preferência a um berço novo. Se não puder, verifique se o berço está em condições de segurança para ser usado. Ou seja, veja se está limpo, firme e se todas as peças se encaixam com precisão.

Meça o espaçamento entre as grades

O ideal é que um berço seguro tenha um espaçamento de no máximo 6,5 cm entre as grades. Isso é necessário para que seu bebê não escorregue ou prenda alguma parte do corpo. As laterais também devem ser observadas, para que a roupa do seu bebê não fique presa.

Observe o design

O design é essencial para que seu bebê fique confortável. Um bom berço deve ser anatômico, especialmente quanto ao colchão, que deve ser confortável para as costas. Além disso, evite colchões muito fundos, pois podem fazer o seu bebê sofrer acidentes, como quando ele tenta se virar de bruços.

Compre um colchão firme para ajudar a prevenir a síndrome de morte súbita infantil, que geralmente ocorre por impossibilidade de respirar.

Também observe se não há bordas quebradas que possam machucar a criança ou decorações na cabeceira que possam incomodar a região da cabecinha.

Faça uma vistoria completa no berço!

Verifique se há outros perigos, tais como tinta descascada ou parafusos soltos ou ausentes e outros problemas. Certifique-se de que o colchão se encaixa firmemente no berço. Se você conseguir encaixar um dedo entre o colchão e o berço, este não é um móvel adequado!

Aposte na segurança do berço

Um berço com rodinhas vai facilitar a vida dos pais ou responsáveis, já que será mais versátil. No entanto, para a segurança da criança o ideal é que o berço tenha sistema de rodinhas com travamento, para que ele não se desloque quando a criança se mexer, tentar sair ou em pisos muito lisos.

Do contrário, acidentes infelizes podem acontecer. Por isso, especialmente quando você não estiver por perto, quanto mais fixo melhor.

Escolha o local ideal para o berço

Não deixe o berço de bebê próximo à janela, por exemplo, tanto por segurança, como por ser um local que inocula mais vento do que ele poderá receber.

Também verifique se no local não há fiação exposta, lâmpadas, ventiladores ou outros equipamentos que, ainda que não seja tão provável, possam acabar caindo algum dia.

Em primeiro lugar, pense em conforto e segurança na hora de escolher o berço do seu bebê. Jamais escolha o móvel por ser apenas “bonito”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *