Saiba como dar banho em bebê corretamente passo a passo

A maternidade pode vir como uma surpresa em nossa vida e às vezes não estamos preparadas para cuidar de algo tão frágil e delicado como um bebê. Não somente quando é uma surpresa, mas também quando planejamos dar banho em um bebê pode ser uma tarefa difícil no começo por causar medo e insegurança. Saiba como dar banho em bebê corretamente com as nossas dicas.

Medo e insegurança pois sabemos o quantos eles são frágeis nos seus primeiros meses de vida e queremos estar o mais preparadas possíveis para esta tarefa.

Pensando nisso preparamos algumas dicas para você aprender a como dar banho em bebês e se preparar para uma das tarefas mais gratificantes que existe, ser mãe.

Dicas essenciais para saber como dar banho em bebê corretamente

Temperatura da água

A temperatura da água é um dos fatores mais importantes no momento do banho do bebê, pois uma água muito fria pode causar doenças e uma muito quente queimaduras na pele da criança que é mais sensível que a nossa. O ideal é alcançar uma temperatura que mantenha a criança o mais confortável possível e isto varia entre 36 a 37 graus.

Para você ter certeza que alcançou esta temperatura é indispensável o uso de um termômetro para uma medida mais precisa, ou se você tiver mais confiança pode colocar seu braço na água e certificar-se que ela está morna.

Mantenha a cabeça apoiada

Como sabemos os bebês em seus primeiros meses de vida ainda não possuem uma sustentação total da cabeça, é por isso que o recomendável é não senta-lós até os quatro meses de vida. Na hora do banho não é diferente com bebê mais novos, deve se mantê-los apoiados e deitados em seu braço durante o banho todo.

Atualmente as banheiras já vem de fábrica com uma peça que se acopla a elas e você pode apoiar o bebê nesta superfície durante o banho. É prático, mas se perde um pouco do momento íntimo que o banho do bebê traz para a mãe e para o pai, onde a criança está totalmente relaxada e confiando em seus pais.

Utilize produtos neutros

Existe uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado voltados para o banho do bebê, com as mais diferentes propostas e fragrâncias. Claro que toda mãe quer ver seu bebê cheiroso após um banho quentinho, mas não devemos abusar de sabonetes e shampoos com perfume muito forte.

Fragrâncias muito fortes podem causar alergias e irritações na pele e no olho do seu bebê, por isso, pelo menos enquanto ele for mais novinho, opte por produtos neutros com um cheiro mais suave. Quando ele estiver maior e com o sistema imunológico mais completo, você pode começar a introduzir os produtos com um cheiro um pouco mais forte e até mesmo loções.

Seque bem o seu bebê

Outra dica importante é que você deve secar bem o seu bebê após o banho para evitar uma série de problemas. Ao secá-lo corretamente você evita que ele fique resfriado além de evitar assaduras causada pela humidade.

Bebês possuem muitas dobrinhas, então com uma toalha bem macia certifique-se de que ele está bem sequinho e confortável.

Viu como não é difícil dar banho em um bebê, a dica é estar preparada e ir pesquisando e até mesmo realizando cursos antes da chegada da sua criança. Não deixe de acompanhar nosso blog para não perder mais dicas como esta e muito mais sobre maternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *