Como economizar energia: saiba como reduzir conta mensal de formas muito simples!

Neste artigo vamos apresentar 5 dicas de poupança para ficar a saber como economizar energia. Com um pouco de esforço conseguirá reduzir a conta de eletricidade todos os meses.

Use lâmpadas economizadoras

No supermercado pode notar que as lâmpadas economizadoras são um pouco mais caras que as tradicionais. No entanto esse preço é completamente justificado. Se trocar todas as lâmpadas de casa por lâmpadas economizadoras, notará que apesar do investimento irá poupar bastante no fim do mês. E terá de trocar de lâmpadas menos vezes pois as economizadoras duram mais. Estudos mostram que no final do ano a diferença poderá chegar aos 100 reais.

Desligue os aparelhos do standby

Muita gente não sabe mas o standby dos aparelhos chega a consumir 25% do consumo total do aparelho! Para quem não sabe o aparelho está em standby quando têm aquela luzinha de presença. Por exemplo quando desliga a sua televisão apenas no controlador, ou quando carrega o telemóvel e deixa o carregador ligado a tomada. Todos os aparelhos que possa deixar em standby se formos a somar a energia gasta de todos em conjunto irá fazer uma grande diferença no fim do mês.

Use aparelhos de classe A

Os aparelhos de classe A, A+, A++ e A+++ podem ser um pouco mais caros na hora de comprar. Mas saiba que na hora de os por a trabalhar irão rentabilizar muito mais e irão consumir muito menos energia. O que mais uma vez irá fazer uma grande diferença no final do mês quando chegar a sua conta de eletricidade.

Máquinas de lavar e secar

Use a máquina de lavar apenas quando tiver carga cheia, nunca com meia carga e quanto á máquina de secar evite usá-la, prefira secar roupa ao ar livre no estendal e deixe a loiça secar com o tempo.

Aproveite bem o aquecimento e arrefecimento

Com isto queremos dizer que deve manter as portas e janelas bem isoladas de maneira a evitar o calor já criado dentro de casa em dias frios e manter o frio dentro de casa e dias quentes, evite também abrir as portas do fogão e do frigorífico pois assim evita alterar muito as temperaturas dentro dos aparelhos, faça o que têm a fazer com os aparelhos mas tenha em mente manter as portas abertas pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *