Como não ter ciumes? Veja agora algumas dicas práticas para acabar com esse mal!

Ninguém gosta de sentir ciúmes, no entanto, esta é uma emoção que afeta todas as pessoas e todos gostariam de saber como não ter ciumes.

Este sentimento te faz experimentar um mal-estar que se torna doloroso, uma mistura de medo de perder o que amamos e a raiva de que o objeto de nosso afeto esteja fixado em outro.

Por trás do ciúme está o desejo de possuir o outro, como que se tivemos o domínio da pessoa. Homens e mulheres sofrem com esse sentimento, embora as mulheres tendem a mostrá-los mais abertamente.

O que causa o ciúme?

Os psicólogos são aqueles que foram responsáveis ​​por estudar esse sentimento. Segundo Freud, a origem remonta à nossa infância, quando sentimos a necessidade de sermos amados pelos nossos pais. Quando um irmãozinho chega, nos sentimos ciumentos porque tememos ser abandonados.

A situação se repete ao longo de nossas vidas, com amigos, professores e com mais força, com nosso parceiro. É neste momento que eles podem se tornar perigosos.

É normal sentir ciúme, típico da nossa condição humana. O que não é normal é deixar o ciúme nos controlar ou interferir em nossa vida. Se o seu ciúme o impedir de encontrar um parceiro ou ficar em um relacionamento, é hora de fazer uma mudança e controlá-lo.

Como superar o ciúme?

Toda vez que você sentir ciúmes, coloque-se no lugar da outra pessoa. Pergunte a si mesmo se ele teria motivos para ficar com ciúmes se você fosse o único a viver a situação. Isto é, se você ficar furiosa porque o celular dele toca à meia-noite, pergunte a si mesmo se seria necessário que ele tivesse a mesma postura se ele ouvisse o seu.

Lembre-se de que pode ser sua mãe, um amigo com problemas ou uma emergência. Isso permitirá que você racionalize o ciúme.

Aprenda a controlar

Outra maneira de controlar o ciúmes é: não tenha medo de compartilhar seus sentimentos com seu parceiro. Diga a ele as situações em que você fica com ciúmes, e isso faz com que você se sinta desconfortável quando ele olha para o decote de outras mulheres.

Saiba distinguir as coisas

Pense que essa atitude não significa que o parceiro não te ame ou deixe de te notar. Ele reparou em um decote, você certamente em algum momento já olhou para um homem bem vestido e o admirou. E isso não fez o seu amor diminuir. O problema está em flertar ou manter o contato com a outra pessoa.

Você deve lembrar que os homens olham para o físico de outras mulheres por padrão, o que não significa que eles preferem estar com ela.

Quando o ciúme sai de controle de maneiras irracionais, a fonte está sua auto-estima. O que pensamos de nós mesmos nos leva a acreditar que não somos bons o suficiente, bonitos ou inteligentes, e tememos que nosso parceiro pense o mesmo.

É importante entender que, se um pessoa está conosco, é porque ele nos acha atraente, sexy e perfeita para ser sua parceira. Isso significa que ele goste da vizinha ou de sua melhor amiga, ele gosta de você. Mas você tem que acreditar!

Você já sentiu ciúmes? Gostou do nosso artigo para saber como não ter ciúmes? Então deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *