Saiba como fazer uma decoração de sala de estar perfeita!

A sala de estar é uma das partes da casa em que passamos mais tempo. É neste cômodo que recebemos visitas e nos reunimos com familiares, por exemplo. É, praticamente, a parte principal do lar. Por isso, ao pensar em decoração de sala de estar, é preciso ter em mente alguns detalhes importantes junto de planejamento.

Se o ambiente a ser decorado é pequeno, pode-se aderir móveis que consigam utilizar pouco espaço e ainda tornem o cômodo bastante agradável.

A ideia é que menos informações, transmitem um ambiente muito mais tranquilo e aparentemente maior. Simplicidade é, com certeza, a palavra chave ao decorar a sala de estar.

Dicas importantes para a decoração de sala de estar

Nichos

Estantes são móveis que ocupam grandes espaços. A ideia para decorar a sala de estar de maneira mais limpa, seria o uso de nichos pregados nas paredes. A fim de liberar mais espaços, ou ainda a instalação de prateleiras. Nichos, principalmente, valorizam muito o ambiente decorado e dão a ele um ar de amplitude.

Móveis baixos

A estatura menor dos objetos também transmite ao ambiente a sensação de amplitude. Decorar a sala de estar com mesas retangulares e redondas permitem uma circulação maior pelo ambiente. Alguns truques visuais auxiliam a ganhar um ambiente mais amplo. Espelhos nas paredes e no acabamento dos móveis são uma pedida muito certeira para tornar o ambiente aparentemente maior. Outro jeito de ganhar um espaço mais amplo é utilizar cortinas em tons mais claros, de linho ou voil.

Papéis de parede

Instalar papéis de parede, preferencialmente, em parede única, com desenhos diversos ou faixas, listras, também são boas opções para decorar a sala de estar. Dando ao ambiente um tom de elegância e, ao mesmo tempo, descontração. A dica é retirar os rodapés para fazer uma decoração mais completa, para que não delimitem a parede. Para decorar a sala de estar, principalmente as que são pequenas, é fundamental que utilizar cores brancas, beges e cinzas.

Painéis e prateleiras

Para decorar a sala de estar pequena, o indicado para televisões é eliminar racks e estantes e utilizar um painel pregado, também, na parede. Além de ser uma peça arrojada para o ambiente, ele permite o ganho de espaço maior na sala, assim como as prateleiras para decoração com retratos ou afins.

Iluminação

Certifique-se de não deixar cantos escuros ou lugares sem iluminação para não transparecer pouco espaço. Luzes embutidas em gesso (caso seja rebaixado), sancas, arandelas, são ótimas opções para decorar a sala de estar. Mas se você ainda está pesquisando por algo mais uniforme, promova a instalação de plafons e luzes de forma difusas no teto. Neste quesito, você pode abusar das luminárias de piso ou de trilhos para um maior destaque dos itens de decoração como quadros, esculturas.

Eliminar móveis desbotados, objetos eletrônicos pouco utilizados ou até mesmo aquelas peças ultrapassadas para enfeitar mesas e estantes, podem valorizar o cômodo. Para decorar a sala de estar, é interessante também se desfazer de móveis muito grandes. Como por exemplo, uma mesa de centro. A dica é conseguir todas as medidas do cômodo para uma melhor definição das posições dos objetos que deseja ter para decorar a sala de estar.

Muitas peças no ambiente podem contrastar um cômodo caótico e nada confortável. Por isso, itens para decorar a sala, que possuam várias funções, podem tornar o espaço um lugar agradável. Mesas retráteis, pufes, bancadas, são ótimas apostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *