Por que decorar sua casa com pisos de madeira?

Sendo um dos revestimentos mais usados em casas e apartamentos, os pisos de madeira esbanjam elegância e promovem a combinação de todo o tipo de artefatos decorativos.

Vantagens

Além de suas características de requinte, os pisos de madeira tornam os cômodos muito aconchegantes pelo simples fato de possuírem um tom um tanto mais quente em comparação a outros pisos. Ele possui um ótimo desempenho térmico provido do material, fazendo com que o ambiente sempre esteja agradável. É um revestimento absorvente, por isso, não há um rebate muito grande em seu contato, evitando o eco de determinados ambientes.

Os pisos de madeira são altamente resistentes, quando percebem condições adequadas de tratamento. Não é um revestimento que reflete muito. Porém, em determinados ambientes, caso receba um bom tratamento, o piso pode gerar um reflexo maior. É válido dizer que os pisos de madeira também são hipoalérgicos, justamente pela naturalidade de seu material.

Custos

Pisos de madeira têm o valor estipulado conforme a tipologia da madeira e tratamento que ele possui. É um revestimento nobre, que possui diversas imitações. Essas modelagens que se parecem madeira possuem texturas semelhantes ao revestimento. O piso vinílico, por exemplo, assim como alguns revestimentos de cerâmica, ilustram uma textura quase idêntica, mas é pelo toque que podemos notar a grande diferença.

Tipos de Pisos de Madeira

Tacos de madeira

Os tacos de madeira são um dos tipos mais antigos do revestimento em questão, principalmente em apartamentos mais antigos. Atualmente, eles voltaram a fazer sucesso e, num tom vintage, estão ganhando espaço em novos prédios e estruturas.

Os pisos de tacos são vantajosos porque podem ser lixados e revestidos com verniz, modificando de maneira inovadora o piso. Os tipos mais conhecidos de tacos são de madeira de Ipê, Jatobá, Eucalipto, Pau Marfir, Cumaru, Perobinha.

Decks

Os decks são outro exemplo de pisos da tipologia de madeira. Eles são utilizados, geralmente, em partes externas das construções. Os decks de madeira têm um custo maior do que outros revestimentos. Entretanto, o benefício em possuir esse tipo de piso de madeira é a utilidade muito mais durável, sendo maior que dez anos quando realizadas, pelo menos, duas manutenções anuais para um aperfeiçoamento do envernizado. Os decks têm várias texturas e possuem exclusividade, pois são pisos de madeira naturais.

Pisos vinílico e laminados

Os pisos vinílico e laminados trazem a imitação do desenho da madeira e não possuam um custo muito alto. São revestimentos antialérgicos, e quase não adquirem manchas ou produzem barulhos ao toque dos sapatos ou objetos sobre eles.

Tábuas de madeira natural

As tábuas de madeira natural são um tipo de revestimento mais caro, e a manutenção desse modelo de madeira requer muito mais cuidados que qualquer outro modelo. As tábuas podem ser produzidas através de madeira de reflorestamento. Elas demandam um tom nobre e confortável. Há uma grande necessidade de verificar a procedência da madeira natural para uma garantia de que elas não possuam cupins.

Carpetes de madeira

Já os carpetes de madeira são uma versão bem mais em conta e industrializada dos pisos de madeira, constituídas por lâminas finas, mas que não dispõem de muita resistência.

Por tantos benefícios oferecidos, os pisos de madeira se tornam uma opção muito superior em realção aos outros materiais disponíveis, dando a sua casa mais beleza e sofisticação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *