Métodos purificadores de água: não coloque sua saúde em risco!

A maior parte dos purificadores de água domésticos pode remover um número limitado de impurezas, e alguns são usados em conjugação com outros. Os aparelhos que são instalados logo a seguir ao contador tratam todo o fornecimento da casa, ao contrário dos que são montados nas torneiras. Mas a eficácia destes produtos pode variar muito, e se não houver cuidado com a sua manutenção, podem até contaminar a água.

Mas antes de comprar um purificador, mande analisar a sua água para saber quais os poluentes que têm de ser retirados. Os filtros de partículas removem o sedimento, mas não os microrganismos; os filtros oxidantes removem poluentes como o ferro. Os filtros de carvão ativado, vários compostos químicos, incluindo os TMHs; os filtros de osmose inversa, o ferro, o sal e o cálcio, e os destiladores removem as bactérias.

Se utiliza a água do seu poço, é respon­sável pela sua segurança. Não utilize pesticidas nem fertilizantes nas zonas em volta do seu furo ou poço ou do dos seus vizinhos. Verifique regularmente as bombas e a rede de distribuição. E investigue quaisquer alterações na qualidade da água. Examine bem o revestimento do poço para detetar eventuais fugas ou rutu­ras. É aconselhável mandar analisar a água do poço duas vezes por ano. Uma na Primavera, depois das chu­vas do Inverno, e de novo no fim do Verão, quando os níveis da água estão baixos. Desin­fete uma ou duas vezes por ano com lixívia. Ou então use grânulos de hipocloreto ou seguindo as instruções da embalagem.

Métodos purificadores de água

Hoje em dia, como inibimos a capacidade da natureza de fazer isso por nós, muitas vezes não temos a melhor água para beber. E como isso aconteceu temos de encontrar formas de resolver o problema com recurso a métodos purificadores de água. Felizmente, é muito fácil fazer, e muitas pessoas já estão usando esses métodos.

O Sol

A luz do sol é uma ótima maneira de ter água limpa, sem muitos sedimentos e dar aparência incrível à água. E para isso apenas é precisa a maior fonte de energia do planeta: o sol. Coloque a água  em um recipiente de vidro transparente. E deixe ao sol por um mínimo de seis horas. A radiação solar e o calor destruirão quaisquer patógenos que possam causar doenças transmitidas pela água.

Ferver

Este é o clássico do campista porque é básico e prontamente disponível para qualquer um com uma panela e fogão. A fim de assegurar que todas as bactérias tenham sido mortas, a água deve ser mantida em ebulição por pelo menos cinco minutos. Adicionando outro minuto para cada 1000 pés acima do nível do mar. Alguns produtos químicos serão removidos como vapor. Mas para se livrar de sólidos, metais e minerais, a água fervida deve ser deixada em repouso. A água purificada pode então ser retirada do topo. Destilar a água pode aumentar este processo.

Gravidade

Sim, os filtros de gravidade são outra opção viável. Embora alguns sejam céticos em relação aos resultados finais, muitos se contentariam em beber essa água em vez da água da torneira. Basicamente, o design requer um recipiente que permita que a água seja drenada do fundo e despejada na parte superior. Camadas de filtro  removem partículas progressivamente menores.

A água é nosso direito

Embora esteja tudo bem e agora possamos naturalmente purificar nossa água, isso não significa que devemos parar de lutar por fontes de água limpa. É o nosso direito. É nosso direito não ter que se curvar às grandes corporações, que sequestram e engarrafam nossa água e vendem de volta para nós por preços altos e nem sempre com qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *